Prótese

Para qualquer dúvida ou agendamento
41 3252 – 3550 ou pelo WhatsApp

A odontologia restauradora é o ramo responsável por realizar tratamento de reparação de dentes que se perderam ou que estão danificados. Entre as técnicas disponíveis está a prótese dentária, que podem oferecer mais autoestima e confiança ao paciente sempre tentando proporcionar uma estética natural.

Como funciona a prótese dentária?

A prótese dentária é um tratamento da odontologia restauradora utilizado para substituir dentes que foram perdidos por diversas causas.

Os modelos de prótese podem se dividir em dois:

  • Totais — pode ser mais conhecida como dentadura e substitui todos os dentes da boca. Ela é removível para maior conforto do paciente em alguns momentos, como na hora de dormir;
  • Parciais — substitui somente alguns dentes da boca. Neste modelo as próteses são estruturadas por meio de uma estrutura de metal, que se apoia aos dentes naturais para oferecer segurança.

Causa da perda dos dentes

Muitos fatores contribuem para a ausência ou perda dos dentes, que pode acontecer em decorrência de cáries extensas, resultando na destruição da coroa e da raiz do dente.

Em alguns pacientes também há a possibilidade de ocorrer devido a acidentes como trauma por impactos severos, pela mobilidade causada pela doença periodontal, ou também, em casos cuja troca de um dente de leite pelo permanente nunca ocorreu devido à sua ausência.

A perda dos dentes, além de provocar um efeito negativo sobre a capacidade de mastigação, também pode provocar dor nos músculos da face, dor na articulação temporomandibular, ruídos e alterações durante a abertura e fechamento da boca.

Além disso, a falta de um ou mais dentes interfere no sorriso do paciente, prejudicando a sua estética facial, bem como a sua confiança e autoestima.

A abordagem para a reabilitação com próteses dentárias é um processo complexo que ocorre por meio de um diagnóstico preciso e uma correta aplicação do conhecimento técnico e científico para construir uma prótese ideal, assegurando o seu sucesso a longo prazo.

O tratamento de restauração com próteses dentárias não pode ser deixado ao acaso. Desde o desenvolvimento de um plano de tratamento adequado à execução, instalação da prótese e reabilitação exige um profissional experiente que dedique uma quantidade adequada de tempo e conhecimento durante todo o processo.

O dentista tem o treinamento, a experiência e a compreensão espacial da dinâmica de um sorriso, a preservação de uma boca saudável e a criação e substituição de dentes.

Assim, pode desenvolver soluções para questões de saúde dos dentes e da saúde bucal como um todo, se adaptando a cada paciente conforme as suas características e particularidades.