Implante

Para qualquer dúvida ou agendamento
41 3252 – 3550 ou pelo WhatsApp

Antigamente, cerca de 20 à 30 anos, as pessoas tinham poucas opções quando recebiam um diagnóstico que seu dente estava comprometido. Os Dentistas, na maioria das vezes, sugeriam a extração e no caso de minimizar os efeitos estéticos causados era sugerida uma prótese móvel.

Muitos adultos usam esta “solução” porém o desconforto e limitações causados por este tratamento tem levado as pessoas a procurar meios substitutos.

A alternativa a este tratamento são os implantes dentários que nós da Pedro Polak Odontologia, disponibilizamos para você.

O que são implantes dentários?

Explicando de uma forma simples, é um implante de titânio que é utilizado para substituir a raiz de um dente que foi perdido ou está condenado a extração. Uma vez instalado e integrado ao osso, o implante permite a confecção de coroas dentárias muito semelhantes aos dentes naturais, devolvendo ao paciente um belo sorriso e permitindo uma mastigação efetiva.

Quando os implantes dentários são indicados?

Após um diagnóstico preliminar, nós da Pedro Polak Odontologia indicamos principalmente para pacientes adultos que, devido à perda de um ou mais dentes, possuem dificuldades mastigatórias, queixas estéticas relacionadas a ausência de dentes aparentes durante a fala ou sorriso, próteses fixas ou removíveis desconfortáveis, ineficazes ou esteticamente insatisfatórias.

Os implantes dentários apresentam diversas vantagens em relação às demais alternativas de tratamento, pois possibilitam:

  • Excelente eficácia mastigatória;
  • Resultados esteticamente favoráveis;
  • Autoconfiança;
  • Rapidez e praticidade no tratamento;
  • Evitam desgastes dentários como os realizados para confecção de pontes com próteses fixas sobre dentes;
  • Melhor estabilidade e conforto em comparação com próteses removíveis.

Quais são as fases do tratamento com implantes dentários?

Embora as fases do tratamento com implantes dentários ocorram de forma dinâmica e rápida, iremos dividir didaticamente em etapas para que fique mais fácil a assimilação para os leitores.

Na primeira fase é dedicada ao correto diagnóstico, realizado por meio de exame clínico e solicitação de exames de imagem, como radiografias odontológicas e tomografias computadorizadas, para determinar a quantidade e qualidade do tecido ósseo e gengival.

Uma vez estabelecido o diagnóstico corretamente, iniciamos a fase de planejamento para determinar:

  • Localização ideal para instalação dos implantes dentários;
  • Quantidade de implantes dentários necessários;
  • Comprimento e largura dos implantes dentários a serem utilizados;
  • Tipo de plataforma e tratamento de superfícies dos implantes dentários;
  • Tipo de prótese a ser utilizada;
  • Necessidade de procedimentos adicionais, como enxertos ósseos ou enxertos gengivais. Embora pareça complicado, este é um processo simples e particular para cada paciente.

Depois da finalização do planejamento, iniciam-se os procedimentos clínicos para a instalação dos implantes dentários. Em alguns casos, se faz necessário a utilização de guias cirúrgicos cuidadosamente planejados para assegurar o posicionamento ideal do implante. A cirurgia de instalação de implantes dentários em sua imensa maioria é muito rápida e indolor, assim como a recuperação pós-operatória, que também é bastante tranquila.

Em seguida, é necessário um período de cicatrização, denominado “osseointegração”, que varia de caso para caso e de implante para implante. De uma forma geral, os implantes tradicionais requerem 3 a 4 meses para osseointegração em mandíbula e 4 a 6 meses em maxila.

Todavia, uma clara evolução no tratamento da superfície dos implantes permite hoje em dia uma osseointegração muito mais rápida, que permitem a confecção das próteses em 21 a 42 dias. Além disto, a evolução de técnicas utilizadas em casos seletos, permite a instalação imediata tanto do implante, quanto da prótese dentária, ou seja, resolução do problema em um único dia.

Após a osseointegração do implante dentário, iniciam-se os procedimentos de moldagem e confecção da prótese dentária. Em seguida é imprescindível uma boa orientação quanto a higienização bucal, bem como a manutenção periódica dos implantes.

É sempre bom lembrar que a instalação dos implantes dentários deve ser realizada o quanto antes, pois, após a perda do elemento dentário inicia-se um processo intenso de atrofia óssea nas regiões desdentadas. Em alguns casos, esta atrofia óssea dificulta a instalação de implantes dentários e são necessários procedimentos adicionais, como enxertos ósseos, para a instalação dos implantes.

Existem opções de tratamento com implantes para quem perdeu vários ou todos os dentes?

Quando vários ou todos os elementos dentários foram perdidos, a capacidade de mastigação, assim como a estética do sorriso, podem ficar muito comprometidas. Nestes casos, a instalação de múltiplos implantes dentários pode ser a solução ideal.

Com os implantes dentários é possível repor a ausência de vários elementos dentários com a confecção de próteses parciais fixas sobre implantes ou, até mesmo, fazer a reposição de todos os dentes com a confecção de próteses totais fixas sobre implantes, denominadas próteses do tipo protocolo.