odonto@pedropolak.com - (41) 3252-3550
O avanço da odontologia estética faz com que surjam, de forma constante, tratamentos que visam o rejuvenescimento e embelezamento da face. Dentre esses protocolos está a Harmonização Orofacial, que tem conquistado um número significativo de adeptos.
A Harmonização Orofacial consiste na junção de diversos tratamentos dentários e faciais resultando na melhoria da face como um todo.
O tratamento harmoniza a boca e a face e melhora a qualidade da pele e de suas proporções e simetrias. O protocolo que melhor atende as expectativas dos pacientes é uma junção de procedimentos que vão desde a utilização dos preenchedores, bioestimuladores de colágeno, toxina botulínica, volumizadores e degradadores de gorduras.
É importante salientar que a Harmonização Orofacial deve ser feita com base na necessidade individual de cada paciente e por profissional devidamente gabaritado, assim como os profissionais dentistas aqui na Pedro Polak Odontologia.
Para que serve a Harmonização Orofacial?
A principal função da Harmonização Orofacial é ressaltar pontos belos da face e promover correção de áreas assimétricas, ou que se modificaram no processo de envelhecimento. Para isso, o profissional de odontologia estética precisa fazer uma análise criteriosa da face do paciente para identificar as características e traçar o protocolo mais adequado na busca de um resultado de excelência, conservando a aparência natural.
A intenção é que o procedimento restaure a jovialidade e leveza da face, conservando sua característica primária e proporcionalidade das estruturas, ou seja, torne o paciente mais belo sem que seja possível dizer que ele se submeteu a algum procedimento estético.
Para quem é indicada a Harmonização Orofacial?
É comum a Harmonização Orofacial ser indicada a pacientes acima dos 25 anos, idade em que o processo de envelhecimento se mostra mais latente. Nesta idade, a sobrancelha começa a perder o seu arqueamento, o sulco nasogeniano — o popular bigode chinês — passa a ser mais evidente, por exemplo, sendo indicado iniciar os cuidados para minimizar os efeitos normais do envelhecimento. Porém, o tratamento de Harmonização Orofacial é extremamente democrático, sendo indicado a homens e mulheres acima dos 18 anos.
Técnicas de Harmonização Orofacial
Como já mencionado, a Harmonização Orofacial é um conjunto de técnicas que visa a melhoria do aspecto da face e vai desde a limpeza de pele para remoção de impurezas, podendo passar por tratamentos com laser fracionado, até chegar ao uso dos preenchedores e bioestimuladores de colágeno. Vamos usar como exemplo os protocolos que envolvem o uso de preenchedores, estimuladores de colágeno e toxina botulínica.
- Preenchedores: O mais utilizado atualmente é o ácido hialurônico. Por ser um componente presente no organismo, tem mínimo risco de reação adversa e efeito imediato. Com o preenchimento facial com ácido hialurônico é possível dar mais volume aos lábios, projetar as maçãs do rosto, melhorar o aspecto das olheiras, em especial as mais profundas, além de ajudar a preencher as linhas de expressão que se formam na face.
- Bioestimuladores de colágeno: Esse tratamento também age de dentro para fora e colabora na restauração da produção do colágeno, responsável pela sustentação da pele, ou seja, sua firmeza.
- Toxinas botulínica: Extremamente conhecida, é aliado dos pacientes que querem arquear as sobrancelhas, impedir o surgimento dos pés de galinha e que as expressões faciais colaborem para o surgimento das rugas dinâmicas. Ele costuma ser associado ao preenchimento com ácido hialurônico e é o protocolo de maior indicação em Harmonização Orofacial.
Como é feita a Harmonização Orofacial?
A Harmonização Orofacial é feita com aplicações de produtos na pele do paciente. Essa aplicação é feita com o auxílio de agulhas bem finas, ou microcânulas. O procedimento é indolor e antes da aplicação de qualquer produto, o dentista especializado fará marcações dos locais que necessitam da intervenção. Identificado esses pontos, é comum a administração de anestésicos para minimizar quaisquer desconfortos durante o procedimento. O profissional realiza massagens após as aplicações para ajudar a espalhar o produto com as mãos, o que colabora na distribuição do mesmo e no resultado mais natural possível. É comum o aparecimento de pontos de inchaço nos locais de aplicação, sendo que eles são minimizados em cinco dias. Compressas frias ajudam nesse processo. É importante a consulta de retorno a clínica para que o profissional possa avaliar os resultados do tratamento e realizar pequenos retoques.
É comum a utilização de uma quantidade menor de ácido hialurônico, ou qualquer outro produto na primeira aplicação. Dessa forma, fica mais fácil identificar pontos que podem ser melhorados.
A Harmonização Orofacial dura para sempre?
A resposta a esse questionamento é não. Os componentes usados no tratamento de Harmonização Orofacial são reabsorvidos pelo organismo. Esse tempo varia de 4 meses até 4 anos, a depender do produto que foi utilizado. Os bioestimuladores costumam ter maior tempo de duração, mas, mesmo assim, não são definitivos.
Ainda tem dúvida acerca da Harmonização Orofacial? Agende uma consulta agora mesmo e veja como o tratamento pode melhorar a sua autoestima e aparência.